Brasil
Publicada em 18/07/20 às 08:09h
Volta do Mineiro: testagem da imprensa e proibição de cuspir no gramado e beijar a bola; veja a lista

Boa Nova FM

 (Foto: Bruno Cantini/Atlético)

O protocolo de segurança sanitária para o retorno do Campeonato Mineiro, no dia 26 de julho, já está pronto. Elaborado pela Federação Mineira de Futebol (FMF), o chamado “Protocolo de Operação dos Jogos” sofreu algumas alterações por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para que a capital mineira recebesse as partidas no Mineirão e no Independência.

A mudança foi em relação aos profissionais envolvidos na cobertura dos jogos, inclusive a imprensa. Para autorizar os jogos em BH, a prefeitura determinou que, além dos membros das comissões técnicas dos clubes e jogadores, jornalistas, técnicos de som e imagem e outras pessoas que participam do evento diretamente façam o teste PCR para a covid-19 dois dias antes de cada jogo e respondam a um questionário epidemiológico, o que deverá ser feito 24 horas antes da partida. Ambos os documentos deverão ser entregues antes de entrarem nos estádios.

Além disso, em todos os jogos, só terá acesso ao campo a equipe de TV detentora dos direitos de transmissão, em número reduzido e pré-estabelecido de profissionais identificados e numerados dentro do gramado. Tais profissionais deverão respeitar distanciamento mínimo de dois metros em relação aos demais envolvidos, sendo obrigatório o uso de máscaras durante toda a partida.

Entrevistas pós-jogo só com as TVs dos clubes

O acesso ao gramado não será concedido a outras emissoras de TV, rádio e fotógrafos. Desta forma, não haverá entrevistas de jogadores e técnicos após as partidas, cabendo às TVs dos clubes fazerem os registros (repórteres dos veículos de comunicação poderão enviar perguntas).

Acesso ao estádio dos profissionais

Para ter acesso ao interior do estádio, a pessoa terá que comprovar a identidade, estar na listagem oficial da partida e portar os equipamentos de proteção individual determinado para cada profissional (máscaras, protetores faciais de uso individual ‘faceshields’, aventais descartáveis e luvas). Todos serão submetidos ao controle de temperatura corporal antes do acesso ao estádio.

Quantidade máxima de pessoas com acesso ao campo e vestiário

As delegações das equipes serão de, no máximo, 40 integrantes, incluindo os seguranças e o motorista do ônibus responsável pelo transporte da delegação. Serão permitidas 140 pessoas, no máximo, na chamada ‘Zona 1’, que compreende o campo de jogo e os vestiários.

Proibições em campo e comemorações de gol

Será proibido cuspir no chão. Desta forma, os jogadores não poderão praticar o ato, comum durante as partidas. A higiene nasal deverá ser realizada utilizando lenços descartáveis que deverão estar disponíveis no banco de reservas.

Também não será permitido beijar a bola durante as partidas. Fica proibida ainda a troca de camisas ou demais peças do uniforme entre atletas da mesma equipe ou da equipe adversária a qualquer tempo.

A comemoração de gols deverá ser obrigatoriamente individual e sem contato entre os atletas.

Confira a lista de algumas regras que integram o protocolo da volta do futebol em Minas:

- Todas as partidas sem a presença de público, com acesso restrito ao campo de jogo, zona mista e vestiários.

- Todas as equipes deverão, obrigatoriamente, se concentrar com, no mínimo, 48 horas de antecedência à realização da partida para o teste PCR.

- As delegações das equipes serão de, no máximo, 40 integrantes, incluindo os seguranças e o motorista do ônibus responsável pelo transporte da delegação.

- Os jogadores deverão utilizar recipientes individuais para hidratação, proibido o compartilhamento dos mesmos.

- Será proibido o ato de cuspir no chão. A higiene nasal deverá ser realizada utilizando lenços descartáveis que deverão estar disponíveis no banco de reservas. 

- O cumprimento tradicional entre os atletas não deverá ocorrer. Apenas o cumprimento à distância sem contato entre os atletas e a equipe de arbitragem.

- Por medida de segurança, não haverá a execução do hino nacional.

- Não será permitida a troca de camisas ou demais peças do uniforme entre atletas da mesma equipe ou da equipe adversária a qualquer tempo.

- A troca de flâmulas após o sorteio de início da partida também será proibida.

- Será proibido beijar a bola em qualquer fase do jogo.

- A comemoração de gols deverá ser obrigatoriamente individual e sem contato entre os atletas.

- No banco de reservas, todos deverão respeitar o distanciamento de 01 (um) metro, utilizar máscaras e/ou protetores faciais de uso individual.

Por Fábio Rocha/ Itatiaia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Seleção músical Playlist
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados