Brasil
Publicada em 02/03/20 às 07:55h
Antecipada, campanha de vacinação contra a gripe deve contar com 75 milhões de doses

Boa Nova FM

A partir do dia 23 de março será iniciada a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todo país. A previsão inicial seria em abril, mas, por causa da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) decidiu antecipar a campanha. “Antecipamos em 23 dias a data prevista original para essa campanha”, disse Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde.

Serão disponibilizadas 75 milhões de doses na campanha. Os grupos prioritários são: gestantes, puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz ao bebê), crianças de até seis anos de idade, idosos e, possivelmente, outros grupos de pessoas que trabalham na área de segurança e população carcerária.

Apesar dos sintomas serem bem semelhantes, a vacina contra a gripe não previne o coronavírus. Porém, de acordo com o ministro, ela será importante para combater os demais vírus associados a outros tipos de gripes e diminuir a dificuldade dos profissionais de saúde na hora de identificar corretamente o tipo de vírus que está provocando os sintomas no paciente.

“A vacina [da gripe] dá cobertura e deixa o sistema imunológico 80% protegido contra essas cepas de Influenza e virais que estão circulando e são mais comuns que o coronavírus. Para um profissional de saúde, quando um indivíduo tem um quadro gripal e informa que já foi vacinado [contra gripe], isso auxilia muito o raciocínio do profissional para pensar na possibilidade de outras viroses que não aquelas que são cobertas pela vacina”, afirma o ministro.

Segundo balanço do MS divulgado nessa quinta-feira (27), o Brasil tem 132 casos suspeitos de coronavírus. Na quarta-feira (26), o governo confirmou o primeiro caso positivo de coronavírus no país. Trata-se de um homem, de 61 anos, morador de São Paulo e que havia viajado para Itália.



Por Rádio Itatiaia 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Momento Mariano com Musical
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados