Brasil
Publicada em 10/07/18 às 22:42h
Câmara de Paracatu aprova CPI da COPASA

Boa Nova FM

 (Foto: Boa Nova FM)

Durante a reunião na Câmara de Paracatu, o Vereador João Batista (PHS), surpreendeu ao apresentar pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI para investigar irregularidades no contrato celebrado entre a Prefeitura de Paracatu e a Concessionária COPASA.
“-Essa empresa acha que nossa cidade não tem Prefeito, não tem Vereador e que ninguém faz nada pela população, mas paciência tem limite e estou apresentando aqui hoje o pedido pra aprofundarmos uma fiscalização detalhada e apurar os verdadeiros culpados desse problema, doa a quem doer,” justificou Batista.
O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Ragos Oliveira (PRTB), lamentou que mesmo diante dos problemas ocorridos em 2017,
“-No ano passado, o povo de Paracatu foi humilhado e ficou claro que não faltou só água nas torneiras, mas acima disso faltou foi gestão e investimento da COPASA. Eu quero ter o prazer de assinar esse requerimento e ainda contratar uma assessoria jurídica para que possamos apurar com detalhes todas as falhas,” disse o Presidente.
Vários parlamentares fizeram uso da palavra e parabenizaram o proponente da CPI, classificando como “destemida e corajosa” a atitude de Batista.
O Vereador Joeli do Onibus (PSC), garantiu o seu apoio. “-Essa CPI vai nos ajudar a mostrar para o povo o trabalho da Câmara, porque o Prefeito que tem o poder de questionar o contrato fica lá no seu gabinete e nós estamos na rua cara a cara com o povo sofrendo as críticas e as pressão,” afirmou.
O que faz uma CPI?
A Comissão Parlamentar de Inquérito é uma comissão temporária criada dentro dos poderes legislativos com o objetivo de realizar investigações. Trata-se, na prática, de uma comissão de controle de práticas irregulares realizadas por membros do poder público. Quando descobre-se um sistema de corrupção, por exemplo, os parlamentares podem criar uma CPI com a intenção de investigar o suposto esquema. Essa investigação pode fornecer as provas para um processo de julgamento posterior.
Quando uma Comissão Parlamentar de Inquérito é criada?
Uma CPI pode ser criada a qualquer momento, desde que apresente claramente o objeto de sua investigação e um prazo estabelecido. Para isso, é necessário que um membro do legislativo apresente o que será investigado, com um prazo máximo de 120 dias – com até 60 dias de prorrogação. Para que ocorra a aprovação, é necessário que ao menos um terço da casa legislativa vote a favor de sua criação.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Seleção músical Playlist
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados